Se tratando de contas inativas, mais dúvidas podem ser geradas; confira como sacar o dinheiro do FGTS advindo de empregos anteriores.
O que é uma conta inativa do FGTS
Caso um trabalhador seja demitido, mas não tenha utilizado na época o valor do seu FGTS, o montante vai para as contas inativas. Assim, todas as contas associadas a empregos anteriores se tornam inativas quando o empregador deixa de realizar os depósitos periódicos.
Como sacar o FGTS de contas inativas?
Para movimentar o dinheiro, a Lei 8.036, de 1990, que rege o FGTS, prevê as seguintes situações: aposentadoria; necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador; quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do governo federal; falecimento do trabalhador; idade igual ou superior a 70 anos; portador de HIV ou câncer; estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente) e aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional. Nesses casos, é permitido o saque integral de contas ativas ou inativas do FGTS.
Antecipe seu saque-aniversário com a NT
Com a NT você poderá antecipar até 7 anos dos seus saques-aniversário. Para isso, basta optar pela modalidade de saque-aniversário e clicar no link da bio para solicitar e receber hoje o seu FGTS na sua conta.
Disponível até mesmo para negativados, com a antecipação do FGTS da NT, você poderá contar com taxas a partir de 1,59% ao mês. Assim, você contará com um crédito que não afetará o seu orçamento mensal.
Com a antecipação do FGTS, você terá até 7 anos dos seus saques ainda hoje na sua conta! Dinheiro que você poderá utilizar para qualquer objetivo.